por Carmen Rekovvsky
Introdução
Os cartões de três partes ou de nomenclatura são ideais para crianças que estão começando a ler mas ainda não desenvolveram a habilidade necessária para, por exemplo, ler uma frase completa. O trabalho com os cartões de três partes tem como objetivo principal a leitura de palavras cujo significado a criança já conhece. Ou seja, a atividade adiciona a dimensão da palavra escrita aos conceitos que a criança já domina[1].
Materiais
Cartões de três partes preparados com imagens e legendas que podem ser[2]:
- Sociais – coleções de imagens representando a casa ou outro ambiente social, como a cozinha, a sala, a cidade, a escola, a fazenda;
- Científicos: coleções de imagens representando temas geográficos, geométricos e científicos em geral, partes do sapo, da bicicleta, da flor, etc.
- Classificações biológicas:
- vive e não-vive
- plantas e animais
- vertebrados/invertebrados
- cinco classes de vertebrados
Cada conjunto de cartões é formado por três partes: a imagem isolada, a legenda, e o cartão controle (imagem e legenda). É recomendado colocar um pequeno ponto colorido atrás dos cartões (código de cores) para indicar que eles pertencem àquele conjunto (especialmente útil para a sala de aula, que pode ter vários conjuntos simultaneamente em uso). O número de cartões varia. Em geral dez ou doze elementos (imagens) é o suficiente (X 3 = 30 ou 36 cartões).
Lembre-se: Para cada conjunto de cartões de três partes há um conjunto de cartões correspondente formado apenas pelos cartões com a imagem isolada. Os cartões vocabulário classificado, assim chamados, são utilizados para atividades de língua falada e expansão do vocabulário e são apresentados antes dos cartões de três partes. Veja a sugestão de apresentação.
Pré-requisitos
Leitura fonética, cartões de vocabulário classificado e etiquetas para o ambiente.
Objetivo direto
Introduzir a criança aos símbolos escritos das palavras que ela já conhece; prática de leitura, instigar reverência ás formas de vida.
Objetivo indireto
Preparação para o domínio total da leitura e para redação criativa.
Controle de erro
Adulto, outras crianças, cartões controle.
Idade
A partir dos 5 anos.
Apresentação A (cartões sociais e científicos)
- Convide uma criança que saiba ler (iniciante) e que tenha interesse conhecido nos cartões vocabulário classificado.
- Peça a ela para trazer e desenrolar um tapete.
- Apresente o material e traga-o para o tapete.
- “Vamos ver o que temos neste bolso/envelope/bandeja”
- Explique que os cartões controle ajudam você a saber se leu a palavra corretamente.
- Vire os cartões controle para baixo.
- Peça à criança para organizar os cartões imagem no tapete, deixando espaço na parte de baixo para a legenda e, à direita, para o cartão controle.
- A criança lê a legenda e a coloca embaixo da imagem correspondente.
- Por último, demonstre como conferir o trabalho colocando os cartões controle ao lado dos cartões imagem e cartões legenda.
Apresentação B (classificações biológicas)
Material adicional:
- Cartões com a definição das caracterísitcas gerais de cada grupo
- Etiquetas identificando os grupos (“vive”, “não-vive”, “plantas”, “animais”, etc).
- Convide a criança.
- Peça à ela para trazer e desenrolar um tapete.
- Introduza o material e traga-o para o tapete.
- Pergunte à criança se ela gostaria de ler os cartões de definição ou se gostaria que você lesse.
- Coloque as etiquetas de identificação (ex. vive/não-vive) na parte de cima do tapete, afastadas.
- Classifique os cartões imagem abaixo das etiquetas de identificação (ex. vive/não-vive). Se for preciso, recapitule as características de cada grupo (ex.: plantas não se movem, tudo o que vive nasce e morre, etc).
- A criança lê os cartões legenda e coloca em baixo da imagem apropriada.
- Peça à criança para conferir o trabalho utilizando os cartões controle.
Observação: Na primeira apresentação, apresente apenas um grupo (ex. plantas). Quando a criança já estiver familiar com o material, adicone o outro grupos (animais). O mesmo serve para as classes de vertebrados. Apresente uma de cada vez. Eventualmente, a criança pode trabalhar com as cinco classes de vertebrados ao mesmo tempo.
[1] Há uma variação desta apresentação para crianças que não sabem ler, na qual os cartões controle são os primeiros a serem colocados no tapete, seguidos dos cartões com imagem e, por último, as legendas. As legendas são pareadas não através da leitura, mas da comparação atenta entre a sequência de caracteres que formam as palavras. Pessoalmente, prefiro seguir a orientação da AMI e utilizar os cartões de três partes exclusivamente para leitura.
[2] Dependendo do treinamento Montessori os cartões científicos e as classificações biológicas podem estar na área de biologia e não linguagem.
Fontes de pesquisa
- Álbum AMS (American Montessori Society ) (C. R., 2015)
- Álbum AMI (Association Montessori Internationale) (S. F., 2015)
- Montessori Primary Guide
- Maitri Learning
Pingback: Cartões vocabulário classificado: sugestão de apresentação – Montessori feito à mão