Introdução
Até os seis anos de idade crianças experienciam o que Maria Montessori chamou de período sensível para a linguagem, durante o qual as habilidades linguísticas são desenvolvidas com rapidez e sem esforço.
Os cartões-vocabulário ou de língua falada são ideais para introduzir vocabulário ás crianças. Os cartões são simples, com fundo branco e sem escrita. Crianças pequenas querem aprender a ler e, com a presença da escrita, podem ficar frustradas por ainda não conseguirem. Com a imagem isolada, não há distrações e você pode focar em ensinar o vocabulário relacionado aos interesses da criança.
Comece usando o vocabulário em conversas informais e usando situações e objetos da vida real. Então, introduza os cartões e a lição de três tempos. Uma vez que a criança domine o vocabulário, você pode usar os cartões para o jogo dos sons, fazer pareamento, jogo da memória e outras atividades. Não tenha receio de ensinar palavras consideradas difíceis. Acredite na capacidade da criança e crie oportunidades para a manifestação do período sensível.
Os cartões de vocabulário classificado também servem como preparação para os cartões de três partes, um material introduzido quando a criança está aprendendo a ler e que reproduz as mesmas imagens, mas com escrita.
Materiais
Uma coleção de cartões plastificados ou impressos em papel de boa qualidade. As imagens retratam temas como partes da casa, ferramentas, frutas, vegetais, transportes, entre outros. É recomendado colocar um pequeno ponto colorido atrás dos cartões (código de cores) para indicar que eles pertencem à aquele conjunto (especialmente útil para a sala de aula, que pode ter vários conjuntos em uso simultaneamente). Dez ou doze objetos por conjunto costuma ser o suficiente.
Pré-requisitos
Alguma experiência com objetos reais representados naquele conjunto de cartões.
Objetivo direto
Construir vocabulário: quanto mais palavras uma pessoa sabe, melhor ela se expressa. Fundação para outros trabalhos na área de linguagem. Ajudar a criança a classificar o ambiente.
Objetivo indireto
Preparação para leitura e escrita.
Controle de erro
Adulto, outras crianças, cartão controle.
Idade
A partir dos 3 anos.
Apresentação (um conjunto de cartões)
- Convide um pequeno grupo de crianças (2-3). Também pode ser feito individualmente.
- Peça à uma criança para trazer e desenrolar um tapete.
- Apresente o material e traga-o para o tapete.
- Remova o cartão controle do bolso/envelope/bandeja: “Este é o cartão controle. Ele nos diz o que temos neste conjunto. Neste aqui temos meios de transportes”. O cartão controle é para uso do adulto.
- Coloque um cartão por vez no tapete. Conforme for colocando cada cartão, pergunte às crianças quais elas sabem o nome do objeto (e assim sabemos quais elas não sabem).
- Converse sobre cada um dos cartões.
- “Você já andou de trem?”, “Como você veio para a escola hoje?”.
- Coloque os cartões que a criança sabe de um lado e os que ela não sabe, do outro.
- Faça a lição de três tempos[1].
- Tempo um: dê a linguagem para os cartões que a criança não conhece. “Isso é um foguete”. “Isso é um balão de ar quente”. “Isso é uma ambulância”.
- Tempo dois: dê instruções, usando todos os cartões (exceto o cartão controle). “Aponte para o trem, me dê a motocicleta, mostre o foguete para seu amigo, vire o cartão da ambulância para baixo”.
- Se mais de uma criança estiver participando, embaralhe os cartões e distribua (com a figura para baixo) para as crianças.
- “Quem está com o carro?” A criança que está com o cartão do carro o coloca no tapete.
- Continue até que você tenha passado por todos os cartões.
- Tempo três: criança nomeia o objeto. “O que é isso? E isso?”
- Embaralhe os cartões. Coloque todos virados para baixo. A criança escolhe um cartão, desvira e diz o nome. Alterne se mais de uma criança estiver participando.
- Se a criança não souber identificar um cartão, adulto pode sugerir que outra criança ajude ou pode simplesmente dizer o nome, sem constranger a criança.
- Retome a lição de três períodos outro dia para ver o que a criança lembra.
Pareamento (dois conjuntos de cartões)
- Coloque no tapete todos os cartões de um conjunto, um abaixo do outro, formando uma coluna.
- Adicione os cartões do segundo conjunto ao lado da imagem repetida do primeiro conjunto. Use o vocabulário em exemplos e conversação.
- Faça a lição de três tempos conforme avança.
- Um outro dia ou no mesmo dia se hpuver interesse, faça o pareamento à distância. Coloque um dos conjuntos de cartões distante do local onde a criança está trabalhando. Peça a ela para buscar um cartão específico (um de cada vez). Se ela trouxer o cartão errado, use linguagem positiva ou correção indireta, por exemplo: “Você trouxe o carro. Nós queremos o ônibus. Por favor, leve o carro de volta e traga o ônibus”.
A associação entre movimento e trabalho é enfatizada por Maria Montessori como umas das formas mais efetivas de aprendizado e memorização. O pareamento à distância é uma excelente atividade para desenvolver concentração, memória, e foco, entre outras habilidades.
Fontes de pesquisa
- Álbum AMS (American Montessori Society ) (C. R., 2015)
- Álbum AMI (Association Montessori Internationale) (S. F., 2015)
- Montessori Primary Guide
- Maitri Learning
[1] Acesse aqui um infográfico da lição de três tempos de autoria de Gabriel Salomão.
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