Como o método Montessori pode trazer leveza à EAD

A pandemia da Covid-19 elevou a educação em casa a um novo patamar. Com o fechamento das escolas, crianças no mundo todo têm sido instruídas remotamente, seja através de aulas on-line e/ou de materiais impressos preparados para esse fim. Muitas famílias se tornaram grandes parceiras das escolas nessa tarefa, criando as condições necessárias para a EAD (educação à distância) e guiando as crianças nos estudos. Outras, se veem diante de enormes desafios, tanto pela necessidade de conciliar home office com a nova rotina familiar, quanto por dificuldades de adaptação das crianças ao novo formato de ensino.

O fim da quarentena não parece próximo e, cada vez fica mais claro que devemos nos preparar para uma maratona – e não cem metros rasos – de EAD. As famílias menos impactadas pelo fechamento das escolas, claro, são aquelas que já adotam o ensino domiciliar. O ensino domiciliar exclusivo não é regulamentado no Brasil, mas em outros países, como os Estados Unidos, o ensino domiciliar é regulamentado e bastante praticado.

Um dos métodos mais populares utilizados no ensino domiciliar é o método Montessori. Quando estudamos o método, essa escolha deixa de ser uma surpresa. O método Montessori é centrado na criança e na exploração do ambiente cuidadosamente preparado para encorajar a curiosidade e a criatividade. Muito do aprendizado pode se dar através das atividades que a família já realiza rotineiramente, como cozinhar, limpar a casa e fazer compras, ou através de materiais concretos que a família já possui, pode confeccionar ou adquirir.  

O método Montessori foi criado para ser usado em salas de aula, mas muitas famílias reconhecem diversos benefícios ao aplicá-lo em casa, como fomentar o amor pelo conhecimento no cotidiano da família e permitir que a criança tenha um papel de crescente autonomia na própria educação. Como o aprendizado é direcionado pelos interesses da criança, a imposição sobre o que deve ser estudado é relaxada, tornando o processo mais harmônico, prazeroso e produtivo. Os principais papéis dos pais são a preparação do ambiente e a conexão do currículo e dos materiais com os interesses da criança.

Embora educação à distância, conduzida pela escola, e educação domiciliar, conduzida pela família, sejam propostas diferentes, algumas das estratégias utilizadas no homeschooling Montessori podem trazer alento e mais prazer para as aulas EAD durante a pandemia.  Vamos ver algumas sugestões?

  1. Planeje: Faça um planejamento diário incluindo as atividades de todas as pessoas da família. Assim você reforçará a ideia de interdependência, cooperação e de que cada pessoa tem, além das necessidades coletivas, suas necessidades individuais. No planejamento da criança, inclua tempo suficiente para atividades de livre escolha e atividades ao ar livre, mas também inclua atividades que contribuem para os cuidados com a casa e o bem-estar dos membros da família. Use o planejamento como uma bússola, mas permita um certo grau de flexibilidade.
  2. Observe e faça anotações sobre que tipo de atividades cativam mais o interesse do seu filho. Se possível, priorize estas ao invés daquelas que causam protestos e reclamações. Estude sobre a teoria das inteligências múltiplas e procure identificar como seu filho parece aprender melhor. Com esta informação em mãos, procure adaptar os conteúdos EAD ao estilo de aprendizagem do seu filho. Isso pode ser tão simples quanto conversar sobre o que está sendo estudado (inteligência interpessoal) ou aprender uma música sobre o assunto (inteligência musical).  
  3. Estabeleça metas junto com a criança. Deixe que ela opine sobre o processo EAD e esteja preparado para flexibilizar as atividades, se necessário. Evite aumentar o estresse da criança com a situação imposta e atípica de ensino.
  4. Evite dar recompensas. O sentimento de orgulho e prazer ao aprender deve surgir da própria criança e não de elogios ou presentes externos.  
  5. Permita que a criança se movimente e escolha em que posição prefere estudar. Sentada em uma mesa? No chão, sobre um tapete e utilizando uma prancheta? Sobre uma mesa baixa e sentada no chão? Não exija que ela fique sentada na mesma posição por longos períodos de tempo. Se seu filho for muito ativo fisicamente, tente incorporar movimentos nas atividades, e fazer pequenos intervalos.  
  6. Prepare o ambiente: proporcione um ambiente de estudo livre de distrações, com luz natural e agradável. Prepare os materiais necessários com antecedência e ajude seu filho a se organizar.
  7. Não se limite ao currículo escolar EAD. Procure ver oportunidades de aprendizado em outros aspectos da vida cotidiana. Se você se dedica a um hobby, convide a criança para participar. Ou ensine ela sobre o seu trabalho. Ela vai adorar saber mais sobre algo que você gosta e compartilhar do seu amor por aprender.
  8. Siga a criança: construa conexões e explore mais a fundo a partir dos interesses da criança. Uma maneira muito simples de começar é perguntar: sobre qual assunto você gostaria de saber mais? A partir daí, procure livros, vídeos e documentários a respeito. Considere fazer tours virtuais a museus, zoológicos e aquários, por exemplo.  
  9. Conceda graça a si mesmo: permita-se pegar alguns atalhos para navegar essas circunstâncias atípicas e não espere recriar a experiência da escola em casa.  As informações estão mudando o tempo todo, então é natural que algumas regras (como a limitação ao tempo de tela) sejam flexibilizadas.
  10. Permita que a criança conduza o processo e divirta-se. Em tempos tão estressantes, procure criar conexões e memórias positivas ao invés de adicionar mais tensão ao cotidiano de todos. Talvez o maior aprendizado com a EAD durante a pandemia seja como viver, aprender e amar de modo construtivo durante uma grande e longa crise.

E na sua família, quais estratégias têm funcionado bem?

por Carmen Rekovvsky

Deixe um comentário