Atenção: Este post não tem o objetivo de comercializar as letras de lixa e o alfabeto móvel. Nosso objetivo é apresentar uma proposta de adaptação destes materiais para a língua portuguesa. Este site não vende materiais Montessori físicos.
Letras de lixa
As letras de lixa dividem-se em três grupos: consoantes (rosa), vogais (azul) e dígrafos (verde).
Consoantes sobre fundo rosa |
Vogais sobre fundo azul |
Dígrafos sobre fundo verde |
b, c, ç, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, z | a, e, i, o, u, y
â, ê, ô á, é, í, ó, ú ã, õ
|
ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, am, an, em, en, im, in, om on, um, un, gu, qu |
21 | 16 | 20 |
Notas:
- Tecnicamente o ç não é uma consoante, mas a junção da letra c com um sinal diacrítico (a cedilha).
- As letras de lixa ajudam a criança a isolar o som das letras que levam acento e sinal gráfico, facilitando a transição para o alfabeto móvel e a leitura de palavras acentuadas/grafadas.
- Acento circunflexo indica que a sílaba é tônica e que o som é fechado (ângulo, você, metrô).
- Acento agudo indica que a sílaba é tônica e que a vogal deve ser pronunciada de forma aberta (sofá, pé, ímpar, dominó, baú).
- O til é um sinal gráfico usado para indicar nasalização dos ditongos nasais ão, ãe, õe e da nasal vogal ã (ocupação, mãos, mãe, pães, põe, corações, hortelã, rãs).
- Não incluímos os dígrafos ha, he, hi, ho, hu pois a criança aprende que o h não tem som (exceto em lh e nh) quando estuda as consoantes.
- Baseando-se na frequência de uso na língua portuguesa, você pode optar por não representar alguns dígrafos (por exemplo sc, sç e xc).
Alfabeto Móvel
Consoantes (rosa) | Vogais (azul) |
b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, z |
a, e, i, o, u, y |
Sinais: ~ ^ ´ ˛ (cedilha) |
Notas:
- No alfabeto português usa-se os acentos circunflexo e agudo, e os sinais til e cedilha. O alfabeto móvel deve incluí-los.
- A pesquisadora e professora Julia Volkman recomenda que cada dígrafo seja representando em verde no alfabeto móvel. Assim eles não precisariam ser formados através da combinação de letras individuais, o que pode ser um desafio muito grande para a criança. Embora a ideia seja interessante, essa não é uma prática amplamente adotada. Leia aqui uma discussão interessante a respeito (inglês).
A preferência por cursiva ou letra de forma é um motivo de animado debate na comunidade Montessori. Embora não seja meu objetivo engajar nesta discussão neste post, listo aqui reflexões de terceiros sobre o assunto (todos em inglês).
Imagens: crianças Montessori Centenary, letras de lixa Nienhuis e alfabeto móvel Alison’s Montessori
Fontes de pesquisa: Norma culta, Dicionário eletrônico Houaiss 3 e dicionário Michaelis on-line.