Número do substantivo

R$3,90

O plural das palavras na língua portuguesa é formado de diferentes formas. A adição de -s é a regra principal (casa/casas), mas nem sempre é tão simples. Alguns plurais podem nos deixar em dúvida mesmo quando adultos (degraus ou degrais?)! Para abarcar as regras de formação do plural dos substantivos, criamos cinco grupos de cartões.

Grupo 1: regra principal, acréscimo de -s à palavra no singular: casa/casas/, menina/menina, céu/céus.

Grupo 2: acréscimo de -es à palavra no singular terminada em -r, -z e -s: mulher/mulheres, noz/nozes, país/ países.

Grupo 3: plural de palavras terminadas em -ão: -ões, -ãos, -ães: peão/peões, mão/mãos, pão/pães.

Grupo 4: plural de palavras terminadas em -l: (-is, -s, -eis): varal/varais, canil/canis, réptil/répteis.

Grupo 5: plural de palavras terminadas em -m, -n, -x: -ns, -s, -es, -∅: jardim/jardins, hífen/hifens ou hífenes; tórax/tórax.

Referência: Norma culta – Singular e plural.

Apresentação: 

1) “Singular se refere a um, plural se refere à dois ou mais”. Dê exemplos e peça exemplos ás crianças. 2) Coloque os cartões “singular” e “plural” lado a lado na parte de cima da mesa/tapete, deixando espaço entre eles. 3) Pegue todos os cartões com bolinhas no lado esquerdo. Leia cada um e mostre como formar uma coluna abaixo do cartão “singular”. 4) Pegue os cartões com bolinhas no lado direito e espalhe sobre a mesa/tapete: “Nós vamos encontrar o plural para cada uma das palavras no singular que acabamos de ler”. 5) Leia o primeiro cartão com bolinhas no lado direito e encontre o par na coluna da esquerda, deixando os cartões lado a lado. 6) Leia ambos os cartões e note que o pural é formado com a adição de -s (grupo 1).  7) Continue da mesma forma com os outros cartões até o final. 8) Apresente o cartão controle. Observação: como há muitas regras, considere chamar a atenção para elas aos poucos, fazendo mais de uma apresentação. Use uma variedade de exemplos.

Ditado: dite a palavra no singular e a criança escreve no plural ou vice-versa.

Produto para DOWNLOAD (veja descrição logo abaixo).

Segue as recomendações da AMS (American Montessori Society) e/ou da AMI (Association Montessori International).

Veja nosso resumo do currículo Montessori para a área de linguagem  (2,5 a 6 anos).

SKU: 047 Categorias: , Tags: , ,

Descrição

Formato: digital

Extensão: PDF

Configuração da página: papel carta (216 x 279 mm)

Número de páginas: quatro em cada grupo

Número total de cartões por grupo: 24 (12 pares) + um cartão controle + duas etiquetas para identificar o trabalho

Tamanho aproximado dos cartões (impressão em papel carta): cartões 10 x 5,75 cm; controle 10 x 12 cm

Para melhores resultados, imprima em papel carta (216 x 279 mm) de pelo menos 90g/m².

Informação adicional

Grupo

grupo 1, grupo 2, grupo 3, grupo 4, grupo 5

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Você também pode gostar de…